quarta-feira, 14 de março de 2018

Alunos da Escola Murilo Braga lançam o Projeto SOS Nascentes



Decidida a mobilizar pessoas para o resgate de nascentes de igarapés em Porto Velho, a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Com Vida) da Escola Estadual Murilo Braga projetou este mês suas primeiras ações. Nasceu o SOS Nascentes Igarapés, projeto que poderá inspirar outras escolas a trabalhos semelhantes.
A menos de um quilômetro do centro antigo da capital de Rondônia, o primeiro alvo será o Igarapé Santa Bárbara, que despeja suas águas no rio Madeira (maior afluente da margem direita do rio Amazonas], mas perdeu grande parte de sua mata ciliar. 
No bairro com o mesmo nome moram diversas famílias de alunos da escola. “Coincidência ou não, a equipe está totalmente envolvida para obter os melhores resultados”, previu a coordenadora do Com Vida, professora Carmem Sílvia Andrade.
A ideia do SOS Nascentes Igarapés surgiu durante uma roda de conversas do Com Vida a respeito do tema da Conferência: “Cuidando das águas – Cuidando do Brasil”.
Alunos do 9º ano do Ensino Fundamenta, Marcos Vinícius Castilho e Juliana de Oliveira Manoel sentem-se animados com o desafio: “a participação é boa nos três turnos de aulas, todos estão dispostos a contribuir”, ele comenta.
Juliana detalhou o projeto, explicando seus componentes. Na primeira fase funcionará o Fala comunidade, que debaterá com moradores e demais interessados a situação de nascentes e seus arredores. Como gostariam de vê-las futuramente? – é a questão principal.
Na sequência, a Com-Vida fará a Expedição Igarapé, distribuindo cartilhas, aplicativos e panfletos e dialogando com a comunidade para definir o resgate. Depois, o Comunidade agindo, onde os alunos convidarão a comunidade para ser protagonista do mutirão de limpeza e arborização, com apoio de pais e empresas parceiras.
“De comum acordo com os moradores, escolheremos as mudas de árvores, e ao mesmo tempo um biólogo da Fiocruz-RO irá nos apoiar na análise química das águas do igarapé”, explicou Marcos Vinícius.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) comprometeu-se a ajudar na retirada do lixo no entorno do igarapé.








Nenhum comentário:

Postar um comentário