domingo, 30 de junho de 2013

CONFERENCIA INFANTO JUVENIL PELO AEIO AMBIENTE NA ESCOLA MURILO BRAGA

VEJA O PASSO A PASSO DA NOSSA CONFERÊNCIA 
 DESDE 2012 JÁ ESTÁVAMOS NOS PREPARANDO

Os alunos da nossa Com-Vida ainda no final de 2012, viveram momentos de preparação para a nossa II conferência na Escola Murilo Braga. Nesse período, estudaram e entenderam os subtemas TERRA, ÁGUA, AR E FOGO, conheceram o tema Espaço Educador Sustentável. Simularam uma conferência imaginando a escola dos seus sonhos, com o propósito de entender o processo de uma conferência. AFINAL NO MOMENTO DA CONFERÊNCIA NA ESCOLA, SÃO OS ALUNOS OS PRINCIPAIS  PROTAGONISTAS DO PROCESSO.













Depois partiram para as salas de aulas explicando para os demais alunos da escola como seria o processo da conferência em nossa escola, o que é um espaço educador sustentável e as etapas da IV CNIJMA.






CONHECENDO E OUVINDO A COMUNIDADE DO ENTORNO DA ESCOLA

Momento em que os alunos saíram pelo bairro da escola conversando, anotando, fotografando e entrevistado os moradores, ou seja, observando seu espaço físico e social,  como forma de ouvir e entender a comunidade e buscar subsídios que seriam importantes na hora da elaboração dos projetos. 










HORA DE PENSAR, DISCUTIR E PLANEJAR

 Neste momento os alunos  divididos em grupos através dos subtemas, ÁGUA, TERRA, AR e FOGO, começaram a pensar, discutir e planejar seus projetos para uma escola sustentável.








O GRANDE DIA
O momento em que cada grupo através de seu delegado e suplente defendeu suas ideias em conjunto. Foram apresentados cinco projetos. 01 do subtema TERRA, 01 do subtema ÁGUA, 01 do subtema FOGO e 02 do subtema AR. O projeto escolhido como melhor proposta para uma escola sustentável foi o do subtema FOGO, do 9º ano. Os grupos também apresentaram seus projetos utilizando outros veículos de informação (Educomunicação), através de vídeos a partir de falas de bonecos de dedoche (grupo água), vinheta e história em quadrinhos(grupo Fogo), vídeo produzido através de fanzine (grupo Terra), telejornal (grupo Ar).










Falando sobre a importância de um Espaço Educador Sustentável, a pegada ecológica no espaço escolar e o futuro sustentável da escola Murilo Braga.


VOTAÇÃO E CONTAGEM DOS VOTOS
Escolha do projeto que representaria a escola na Conferência Regional.




































3 comentários: