sexta-feira, 13 de novembro de 2009

HISTÓRICO DA ESCOLA

A Escola Murilo Braga, foi inaugurada no Governo do Coronel Jaime de Araújo, no dia 15 de fevereiro de 1958.O Decreto de Criação nº 866 de 23 de setembro de 1977. Foi autorizada através do Parecer nº 068 do CTE/77 e homologado em 17 de novembro do mesmo ano.
Recebeu esse nome em homenagem ao grande educador Murilo Braga de Carvalho, nascido no Piauí na cidade de Luzilândia, em 08 de dezembro de 1912. Era filho de José Raimundo Braga de Carvalho e de Carmosina Pires Braga.
Advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade do Brasil, foi professor e diretor do Instituto de Educação, assistente da cadeira de Psicologia Educacional, assistente de seleção pessoal do Conselho Federal do Serviço Público Civil, diretor de seleção de aperfeiçoamento o DASP. Trabalhou no Ministério da Guerra dos Estados Unidos. Foi diretor do INEP e em 1946 organizou o plano de construção escolares para todo o Brasil. Foi diretor do SESC de 1948 a 1952. Participou de conferência em Chicago – (EUA) e Araxa (Brasil), Seminário Interamericano de Alfabetização e Educação de Adultos (OEA – UNESCO) em Quitandinha, Seminário de Educação Primária em Montevidéu (Uruguai).
Na época de sua inauguração, tínhamos como diretora de Departamento de Educação e Cultura, a professora Marise Magalhães Castiel. Entrou em funcionamento no dia 1º de março de 1958, tendo como primeira diretora Lucimar Barcelar Martins. Atualmente é dirigida pela Profª Marlene Barbosa Vieira. Recentemente a escola foi autorizada através da portaria de autorização 0724/ 06 de 01 de novembro de 2006.
A escola em pauta apresenta os seguintes órgãos e estrutura administrativa:

Direção e Vice-Direção
Apoio Administrativo
Corpo Docente
Corpo Técnico

Funciona em três turnos sendo:
Nos 1º e 2º turnos – Ensino Fundamental ( de 1º ano ao 9º ano ).
No 3º turno – Ensino Supletivo Seriado Fundamental ( de 5ª a 8ª série ) e Médio ( de 1º ao 3º ano ).

CARACTERIZAÇÃO

Sua estrutura física é composta de 11 salas de aula, possui ainda 1(uma) diretoria, 1(uma) secretaria, 1(uma) sala de supervisão e orientação (conjugadas), 1(uma) sala de psicologia, 1(uma) sala de professores, 1(uma) sala da APP, 1(uma) sala de vídeo, 1(uma) sala de informática, biblioteca, 1(uma) sala de educação física, 2(dois) depósitos ( um para educação física e outro para materiais diversos ), 1(uma) cozinha, 1(um) refeitório e depósito para merenda, 5(cinco) banheiros e quadra poliesportiva 1 pátio de 05 metros quadrados.
A escola dispõe de 65 funcionários entre professores, corpo técnico, administrativo e apoio.
Atualmente a escola possui alunos na faixa etária de 06 a 63 anos, freqüentando o primeiro segmento do ensino fundamental e médio regulares e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Sua clientela é caracterizada por crianças, adolescentes, jovens e adultos, como, funcionários e filhos de funcionários da própria escola, servidor público, pequenos e grandes comerciantes, feirantes, diaristas, domésticas, autônomos, vendedores, vigilantes entre outros. Temos um total de 70% da clientela de baixa renda.


PROJETOS DESENVOLVIDOS NA ESCOLA:
“Trabalho Informal em Porto Velho na visão de um Telejornal” – produzido pelos alunos do 9º ano sob coordenação da Professora Carmem Silvia. Apoio Financeiro PROFIPES / SEDUC.
“Minha Cidade na Mídia” – Produzido pelos alunos do 5º ano sob a coordenação da professora Carmem Silvia. Apoio Financeiro PROFIPES / SEDUC. Neste projeto os alunos do 5º ano, mostraram a cidade de Porto Velho em três mídias: um blog, uma revista e um documentário.
“ COM-VIDA” (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola) – Coordenado pela Professora Carmem Silvia – onde são realizadas ações de educação ambiental na escola e na comunidade.

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